Principais Notícias

31 de Agosto de 2017 às 15:59

Assembleia em Campo Grande rejeita proposta do TST de prorrogação do Acordo Coletivo e cobra abertura das negociações já


Em assembleia realizada ontem, 30 de agosto, na sede do SINTECT-MS em Campo Grande, a proposta do TST foi rejeitada por unanimidade entre os presentes. Foi aprovada também a proposta de abertura imediata das negociações, conforme já estava acordado entre a empresa e as federações.

De acordo com a presidente do SINTECT-MS, Elaine Regina Oliveira, a prorrogação do Acordo não tem nenhuma vantagem para a categoria. “Parece algo acordado entre TST e direção da ECT para favorecer o governo. Querem prorrogar o acordo sem nenhuma garantia de direitos, sem reajuste salarial e ainda sem o direito de fazer greve, em plena data-base. Parece um jogo de empurra para ganhar tempo e jogar a negociação para quando a reforma trabalhista já estiver vigorando.”

Segundo Elaine, a proposta da FENTECT foi protocolada no dia 27 de julho e já estava agendada a primeira reunião de negociação para o dia 8 de agosto. “A empresa desmarcou a reunião sem avisar previamente e sem alegar motivo, foi um desrespeito total aos trabalhadores, algo que não chega a surpreender nessa gestão. A reunião foi remarcada para o dia 17 de agosto e novamente desmarcada. Foi marcada nova reunião para o dia 22 de agosto, dia da audiência conciliatória no TST (Tribunal Superior do Trabalho) sobre o Plano de Saúde, sendo que não estava na pauta o Acordo Coletivo, até porquê não tinha sequer iniciada a negociação. Eis que somos surpreendidos com a proposta de prorrogar o Acordo, sem garantia de nada e ainda impedidos de fazer paralisação em plena data-base. Querem acabar com a campanha salarial e a data-base com um golpe no TST para impor um Acordo Coletivo rebaixado à nova CLT da reforma trabalhista. Querem retirar direitos, inclusive do Plano de Saúde, esse é o fundo da questão”, afirma.

A assembleia aprovou também a antecipação do Conselho de Sindicatos da Federação para o dia 4 de setembro para debater o fato novo colocado na audiência do TST e tirar um encaminhamento conjunto dos sindicatos com a Federação, bem como redefinir o calendário da Campanha Salarial.  

 

 


Outras Notícias



Links Úteis


Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e informações sobre o SINTECT-MS.

Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas