27 de Setembro de 2017 às 17:05

Tocantins adere e greve atinge todos os estados e o Distrito Federal

A greve nacional dos trabalhadores dos Correios, iniciada  no dia 19 de setembro em 20 estados, vem num crescendo e nesta quarta (27 de setembro) atingiu todos os 26 estados e o Distrito Federal. O único estado que ainda não havia aprovado a greve era Tocantins, mas com a assembleia realizada em Palmas veio a surpresa para o senhor Guilherme Campos: todos os estados entraram em greve!

A direção da ECT jogava na quebra da unidade da categoria, tentando isolar o restante do país de São Paulo e Rio de Janeiro. Só não contava com a reação das bases que, indignadas com os ataques ao Plano de Saúde e benefícios, foram às assembleias e decretaram a greve.

Aqui em MS a greve também vem contando com mais adesões de carteiros e atendentes. Começamos a greve em 20 municípios e já alcançamos 42. Agora é fortalecer a luta e conscientizar os colegas que ainda não entraram na paralisação sobre a gravidade dos ataques da empresa e a necessidade da resistência coletiva nacional para forças a direção da ECT a negociar. Estamos na data-base e a greve é um direito garantido na Constituição.

Leia abaixo nota da FENTECT:

Força da categoria leva mobilização adiante e novos atos estão previstos no Brasil

A greve deflagrada no dia 19 de setembro tem sido um marco na história dos trabalhadores dos Correios. Ontem (26), os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão se juntaram aos 31 sindicatos filiados à FENTECT, no movimento paredista. Hoje (27) de manhã, o Sintect-TO, em nova assembleia, também aderiu à greve.

Em audiência pública no Senado Federal, realizada nessa terça-feira (26), na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, foi debatida a importância do banco postal e dos Correios para o Brasil. Na ocasião, o presidente da estatal, Guilherme Campos, demonstrou insatisfação ao ser cobrado pela própria atuação à frente dos Correios, em especial, nesse período de greve.

Comando em atividade
Várias atividades estão sendo deliberadas pelo Comando Nacional de Mobilização e Negociação da FENTECT, nesta quarta-feira (27), em especial o ato público em Campinas (SP), com a participação de caravanas das regiões mais próximas e a vinda de outras caravanas para Brasília, para um grande ato nacional, no dia 3 de outubro (terça-feira), contra a privatização - o Comitê Nacional em Defesa das Estatais deliberou o dia 3 de outubro como a data unificada em defesa das estatais.

As mobilizações da categoria reforçam a abertura de novos canais de comunicação com o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Vale lembrar que há um dissídio coletivo em andamento no órgão. Também por isso, a assessoria jurídica da federação protocolou, ontem (26), uma medida cautelar contra as ameaças da direção da empresa em relação aos desconto dos dias parados e questionando o quantitativo mínimo de empregados por unidade durante a greve.

A FENTECT ressalta que é muito importante a manutenção da mobilização, com mais adesões, inclusive. O comando de negociação da federação manterá os informes, para esclarecer o planejamento do grupo para a categoria e as próximas estratégias.

Em defesa dos Correios, dos nossos direitos e dos nossos empregos!

Nenhum direito a menos!