11 de Agosto de 2017 às 09:04

Pauta Nacional de Reivindicações já foi protocolada

Foi protocolada no dia 27 de julho, em Brasília, a Pauta Nacional de Reivindicações da categoria. A representação da categoria se reuniu com o presidente dos Correios, Guilherme Campos, para dar início à campanha salarial dos ecetistas. Na ocasião, foi dado o recado: “é fundamental para começar as negociações pela manutenção dos nossos direitos. Negociar a partir do que já temos”, ressaltou o secretário-geral da FENTECT, José Rivaldo da Silva.

Conforme o secretário, a categoria não vai aceitar dar início à campanha falando em retiradas de direitos. “Caso a negociação comece no nível da documentação vazada, contendo muitas ameaças aos trabalhadores, estaremos fadados ao insucesso”, analisou.

José Rivaldo pediu avaliação criteriosa da pauta por parte da empresa, sem deboche com as necessidades dos ecetistas. Para ele, apesar da conjuntura, é preciso manter a esperança no diálogo.

Além da manutenção dos direitos, os representantes dos trabalhadores pediram para que o presidente e a direção dos Correios tenham atenção também quanto às condições de trabalho, cada dia mais precarizadas na empresa. “Toda a reestruturação realizada na empresa, sem foco na qualidade, somente trará mais problemas”, completou Amanda Corcino, diretora da FENTECT.

A Pauta Nacional de Reivindicações foi construída com a participação de representantes da categoria durante o 34º Conselho de Representantes da FENTECT (Conrep), nos dias 12 a 15 de julho, em Brasília. Também no Conselho a Federação lançou o calendário de lutas, com mobilizações até o mês de setembro.

É importante que os trabalhadores acompanhem todas as informações com os sindicatos e nas redes sociais da FENTECT, para ficar por dentro das atividades e das propostas que a empresa vai apresentar. Além disso, vale ressaltar que durante as negociações a categoria deve se mobilizar e pressionar para que a ECT recue nos ataques.

As negociações entre a empresa e o Comando Nacional de Negociação (CNN) estão previstas para começar no dia 8 de agosto. O comando será o porta-voz das decisões da categoria, em geral. Logo, todos os trabalhadores precisam participar em massa das assembleias, pois o CNN não possui autonomia para assinatura do acordo sozinho. São as mobilizações dos sindicatos que definem os rumos da campanha salarial.