22 de Junho de 2017 às 10:19

Ocupa Brasília: movimento sindical e popular fez ato em Brasília contra reformas da previdência e trabalhista

O SINTECT-MS esteve presente na grande mobilização ocorrida em Brasília, no dia 24 de maio, contra as reformas trabalhista e da previdência. Calcula-se em mais de 100 mil manifestantes numa das maiores, senão a maior, mobilização já feita pelo movimento sindical na capital do país.

Vindos de todos os cantos do Brasil, os manifestantes ocuparam Brasília de um dia para o outro surpreendendo o governo. Com medo de uma invasão do Congresso Nacional, e mesmo a sede do Executivo, tal era o tamanho da manifestação, o governo Temer apelou para a mobilização do Exército para “proteger o patrimônio”. Por outro lado a polícia militar não poupou bombas de gás lacrimogênio e de “efeito moral” para tentar dispersar o movimento.

Foi realizado um ato em frente ao edifício sede dos Correios para chamar a atenção para a situação da ECT, de ataque aos direitos dos trabalhadores e tentativa de privatização da empresa, levantando o “Fora Guilherme Campos” e “Fora Temer”.

Para o movimento sindical e popular vivemos hoje no país uma grande luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, pois o eixo do governo federal e dos empresários é impor a reforma trabalhista e previdenciária que, caso sejam efetivadas, trarão o maior retrocesso já ocorrido no que se refere a direitos básicos dos trabalhadores.

Por isso  a luta contra essas reformas é crucial para o futuro da classe trabalhadora e continua no centro da agenda do movimento sindical. E lutar contra o governo Temer, exigir o “Fora Temer” faz parte dessa luta. É preciso derrubar o governo Temer para impedir a continuidade dessa agenda reacionária e anti-popular. Lutar pela derrubada de Temer é lutar também contra as reformas trabalhista e da previdência.