20 de Novembro de 2019 às 17:30

Não ao racismo! Não ao incentivo ao racismo!

Às vésperas do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a população negra é agredida e ofendida com atos irresponsáveis de parlamentares do PSL - Cel. Tadeu Deputado Federal (PSL/RJ) e Daniel Silveira (PSL/SP) – ligados ao governo, com práticas racistas na Câmara de Deputados em Brasília.

A casa do povo brasileiro não pode ser palco de práticas que incentive o racismo. Os parlamentares que foram escolhidos, de forma democrática, jamais poderiam ter atitudes que ferem a constituição brasileira e os mais de 54% da população deste país.

O que verificamos neste atual governo é o acobertamento de práticas ilegais e condutas de políticos que ferem o decoro parlamentar.

Os parlamentares devem zelar e respeitar a Constituição Federal, elaborar leis e promover o bem-estar social de seu povo e preservar a democracia.

O Brasil não pode aceitar que o Congresso Nacional tenha em seus quadros, políticos com práticas de intolerância a manifestações culturais e que incitam e promovam junto à sociedade o racismo de forma tão arbitrária.

Durante séculos a população negra vem lutando contra a intolerância, o preconceito e o racismo, promovidos pelo estado brasileiro. O sangue dos negros escravos, que trabalharam e ajudaram na construção deste país não deve ser esquecido.

A época da escravidão para a população negra acabou. Mas, neste atual governo, se mostra claramente as intenções em querer acuar, reprimir e provocar a violência novamente contra a população negra.

É preciso criar mecanismos que reduzam as desigualdades sociais e as práticas de violência.

O capitalismo quer impor regras que prejudicam toda a sociedade. A população negra, que sempre trabalhou contribuindo para o crescimento e fortalecimento do país, não aceitará ser mais ser explorada pelo sistema capitalista atual.

Por isso, neste dia da Consciência Negra, o Sintect-MS repudia tais práticas no Congresso Nacional. Que manifestações como essa sejam coibidas e aplicadas as referidas leis a quem pratica o Racismo.

Assim reafirmamos nosso compromisso com a luta pela promoção da Igualdade e pelo Combate ao Racismo no Brasil.

André Luiz

Diretor de Combate ao Racismo e Discriminação do SINTECT-MS