22 de Março de 2020 às 19:01

CORONAVÍRUS: COMUNICADO CONTRA O DESCASO DOS CORREIOS COM OS(AS) TRABALHADORES(AS)

Em meio a pandemia do novo Coronavírus, o SINTECT-MS (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios e Telégrafos e Similares de Mato Grosso do Sul) vem denunciando exposição dos(as) trabalhadores(as) dos Correios em MS ao novo Coronavírus, principalmente grupos de riscos, e condições inadequadas de trabalho para conter a proliferação do Covid-19. Apesar dos Correios terem soltado informe interno anunciando medidas de proteção após provocação judicial, até o dado momento os ambientes de trabalho, centros de distribuição, centros de tratamento e agências seguem sem mínimas condições orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em meio a essa situação o Governo Federal coloca em Decreto os Correios como serviço essencial, tal fato vem de encontro a nossa defesa dos Correios público e contra a privatização, dado a importância desta empresa perante a sociedade brasileira e Mundialmente reconhecida como maior empresa de logística do mundo.

Mas com a Pandemia do Coronavírus que vivemos, temos que ser responsáveis com a saúde dos quase 100 mil trabalhadores(as) dessa empresa, seus familiares e a sociedade a qual servimos.

Tanto os atendentes, operados de triagem e transbordo e principalmente os(as) Carteiros(as), são vetores para a proliferação dessa Pandemia, seja através dos documentos (vírus permanece no papel por quatro dias), seja através da visita (ter contato com pessoas infectadas), através do atendimento no balcão e através de aglomeração nas unidades.

Por isso a partida do dia 23/03 a orientação do sindicato e da Federação é que o(a) trabalhador(a) não saia para suas atividades caso não tenha os equipamentos de proteção individual, também estamos buscando as autoridades competentes que tenham sensibilidade, e determine o fechamento de todas as unidades de atendimento, tratamento e distribuição dos Correios, em prol da sociedade.

Entendemos também a importância dessa empresa pública em todos os cenários de catástrofes e crises, quanto ao apoio logístico, o qual nenhuma empresa privada se dispõe, e nesse sentido defendemos que seja mantido, de forma responsável, o atendimento aos serviços essenciais, como transporte de medicamentos, vacinas e equipamentos e EPIs  mínimo para apoio se necessário ao combate do Coronavírus.

Suspendendo o restante das atividades de Correios, garantindo assim a integridade dos(as) trabalhadores(as) bem como colaborando para o não aumento da proliferação do Corona vírus.

#TODOSCONTRAOCORONAVÍRUS

DIRETORIA SINTECT-MS